Desde os anos 1990 ocorreu uma aceleração do uso de tecnologia na educação e vem provocando muitos debates, preocupações e ansiedades. Estamos vivendo sob égide das tecnologias da comunicação e informação digitais. Essas fazem parte da vida das pessoas, dos estudos, das empresas, hospitais, indústrias, transporte, setor de serviços, centros de pesquisas, laboratórios, universidades, escolas....
O governo brasileiro aprovou o Plano Brasileiro de Inteligência (PBIA) 2024-2028. .... Inteligência Artificial como sistemas integrados que produzem resultados a partir de um grande volume de dados, realiza previsões, cálculos, classificações, que podem subsidiar a elaboração de políticas públicas.
Inteligência Artificial - conceito muito complexo - expressa o uso das máquinas para a realização de tarefas, ações e procedimentos como se fossem humanos. A Inteligência artificial é uma ferramenta , portanto, como utilizar e para quê utilizar são reflexões que educadores e professores precisam fazer.
Se os dispositivos não são neutros urge refletir sobre os usos e as finalidades!
Duas vertentes – duas abordagens circulam entre nós: a) aqueles que acreditam que as tecnologias resolvem todos os problemas e; b) aqueles que utilizam as tecnologias para aprimorar e melhorar e amplificar aquilo que já fazemos.
Os dispositivos digitais estão nas escolas, nos cursos de formação de professores, cursos de licenciaturas. Estamos diante de ferramentas artificiais, novas linguagens, outros símbolos, sinais que fazem parte de nosso cotidiano, dentro e fora das escolas. Então, transformam nossas vidas. Em que direção?
Vamos debater essa temática no dia 28 de novembro de 2024. Participe!
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