O Observatório de Educação Básica, ObsEB, realizou no dia 18 de agosto seu primeiro encontro presencial desde 2020. Na sala Papirus, da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, as coordenadoras do Observatório, professoras, Ana Sheila Fernandes, Edileuza Fernandes Silva e Maria Abádia da Silva, apresentaram o Relatório de Pesquisa intitulado: EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA DO DISTRITO FEDERAL EM TEMPOS DA PANDEMIA DE COVID-19 – EXPERIÊNCIAS DE 2020. Além da alegria que foi encontrar amigos de pesquisa e pessoas tão importantes para a Educação do Distrito Federal, como a deputada Arlete Sampaio, a Luciana Custódio, diretora do Sindicato dos Professores, a professora Aparecida Camarano do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB), a professora Danielle Nogueira, vice-diretora da Faculdade de Educação e a professora Eva Waisros Pereira do Museu da Educação do Distrito Federal (MUDE) e Maria Luiza Pinho, do Fórum Distrital de Educação, o encontro foi relevante para compartilhamento dos dados da pesquisa e encaminhamentos para a condução da análise das informações. A pesquisa que o Observatório realizou em 2020 contou com a participação de 248 respondentes, entre eles, representantes da equipe gestora das escolas públicas do Distrito Federal, professores, supervisores, coordenadores pedagógicos intermediários e locais, professores da sala de recursos e orientadores educacionais. O objetivo geral da pesquisa consistiu em analisar a realidade da rede pública de ensino do DF sobre a gestão escolar, o trabalho pedagógico e a formação docente, no tocante ao desenvolvimento das atividades de professores, diretores e equipes pedagógicas durante o ano letivo de 2020 com o ensino/trabalho remotos decorrente da covid-19. A aplicação do questionário, instrumento de coleta de dados da pesquisa, aconteceu durando o ano de 2020, período de maior afastamento da comunidade escolar do ambiente da escola e, sem dúvida, o ano com maiores dificuldades educacionais em razão da pandemia de Covid-19. Os eixos que estruturam os questionamentos da pesquisa foram: perfil dos respondentes; a gestão da escola durante o ano de 2020; formação continuada e organização do trabalho pedagógico; trabalho com tecnologias e equipamentos; questões sanitárias e saúde dos docentes. Diante dos dados coletados e apresentados pelas coordenadoras do observatório, a reunião presencial do dia 18 de agosto foi fundamental para a discussão das informações e os encaminhamentos de propostas de análise que o Observatório fará para cumprir um de seus objetivos específicos da pesquisa e de sua atuação institucional: o de subsidiar a formulação e implantação de políticas públicas educacionais após a pandemia. AVANTE!!!
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