Compreender o trabalho pedagógico e a avaliação desenvolvida em uma escola pública do Distrito Federal onde foi implantado o Projeto Escola de Gestão Compartilhada (modelo cívico-militar de organização escolar) e suas implicações para a conquista de aprendizagens constituem objetivos deste artigo. Delineado como estudo de caso e de abordagem qualitativa, para o levantamento de dados foram aplicados questionários e realizados grupos focais. As análises revelaram interesses que subjazem as políticas de responsabilização e controle hierárquico nas relações estabelecidas no contexto escolar. Dissonâncias entre a proposta de militarização de escolas e a de organização escolar em ciclos também foram identificadas, entre elas, práticas avaliativas voltadas à subserviência e conformação dos sujeitos.
PALAVRAS-CHAVE TRABALHO PEDAGÓGICO • AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO • GESTÃO ESCOLAR.
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Autoras:
ENÍLVIA ROCHA MORATO SOARES I ROSE MEIRE DA SILVA E OLIVEIRA I
Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEE), Distrito Federal-DF, Brasil; enilvia@hotmail.com II Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEE), Distrito Federal-DF, Brasil; rose1804@gmail.com
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